sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Jantarada!

Caros crespinos.

Não sei se já todos sabem mas parece que vai haver jantarada no próxima dia 27 de Fevereiro.
Tratem de arranjar uma vaga nas vossas ocupadíssimas agendas :)
O sitio ainda não está decidido e aceitam-se sugestões.

Passem a palavra e apareçam!

sábado, fevereiro 13, 2010

É com Ó ou com Ô

Em Portugal aprendemos as 5 vogais bem cedo. São elas a e i o ú.

É uma lição primária bastante fácil e acessível a todos. Mas passados alguns anos a matracar por aí, uma destas cinco afáveis vogais vai perdendo cada vez mais o seu fulgor por quase todo o país: a vogal U. É uma coitada que é pronunciada com timidez e sem o destaque merecido (afinal pertence a um grupo de elite), e consequentemente é confundida com a sua vizinha O. Na escrita, embora com atraso de fase em relação à fala (assim como o dióxido de carbono está para a temperatura, ou como o Al Gore está para a realidade), aos poucos vai acontecendo o mesmo devido a dois factores: a nossa memória não é de elefante (por mais CENTRUM que tomes); e escrevemos como falamos (às vezes mal).


Resumindo, quer seja na publicidade ou nos noticiários da TV os Os já se encontram em guerra aberta contra os Us dentro da cabeça das pessoas. Por outro lado ainda não apanhei este vício corrente nos livros; mas até quando? É que até a Marta do Big Brother encontra-se a escrever um livro sobre os 10 anos depois do BB.
É que são só 5! São só 5 as vogais e nem as conseguimos distinguir bem :-O. Grande cena né?

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Casa

De volta a casa! :)

Quando se vive noutro país parece que o tempo se vive doutra maneira, por vezes temos a sensação que já estamos fora de casa á secúlos e apercebemo-nos de como falar a nossa lingua pode ser tão delicioso!..
Na terça quando cheguei ao Porto comecei logo a respirar Portugal, o cheirinho dum expresso no aeroporto, o jornal o metro, um palavrão... e o sol! Fazia um dia frio mas de sol, senti-me logo em casa mesmo estando ainda a uns 10o e picos km dela, fui apanhar o autocarro à batalha e pelo caminho comi uma desses lanches bem generosos que sempre gostei de comer no Porto!..
Pelo caminho a casa fui me apercebendo de que tudo continua igual para me receber e que isso sabe tão bem!...
Um beijinho à nossa mãe que está ali sempre com aquele sorriso de quem sabe que voltamos sempre a casa!... Enfim, coisas que só em certos momentos da nossa vida estamos despertos para as saborear!!...
Um Beijinho de Vila Real aos Crespinos!